SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Ovinos
Merino da Beira Baixa - Padrão da Raça


Aspecto Geral Estatura pequena e de cor branca.
Pele, Velo e Lã Pele fina e untuosa e por vezes com alguma pigmentação acastanhada na zona deslanada da cabeça e dos membros. Velo branco, de lã muito fina e frisada, muito extenso e tochado, com madeixas quadradas ou cilíndricas; reveste a fronte, as ganachas, todo o pescoço, tronco, ventre e muitas vezes os membros até quase às extremidades
Cabeça Cabeça pequena, um pouco larga e curta; perfil craniano subcôncavo; chanfro recto nas fêmeas e convexo nos machos; fronte e faces revestidas de lã; por vezes apresentam pigmentação acastanhada nas faces, focinho e patas; cornos ausentes nas fêmeas e frequentes nos machos, espiralados, rugosos e de secção triangular; orelhas curtas e horizontais; boca de tamanho médio, com lábios grossos.
Pescoço Pescoço curto, por vezes com barbela, bem coberto de lã em toda a sua superfície.
Tronco Tronco de pequeno a médio volume, proporcionado no seu conjunto; garrote e espáduas pouco destacadas; linha dorso-lombar mais ou menos horizontal; garupa de largura média e um tanto descaída; totalmente coberta de lã, mesmo no ventre.
Úbere Úbere de largura média, medianamente desenvolvido, com tetos curtos mas bem inseridos.
Membros Membros fortes, nem sempre aprumados; providos de unhas rijas e bem desenvolvidas; cobertos de lã até quase às extremidades.
Peso vivo adulto Fêmeas: 30 a 45 kg; Machos: 45 a 55  kg.

 
 
 

 


[ Merino da Beira Baixa ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia