SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Caprinos
Cabra Serpentina - Padrão da Raça
 
Aspecto Geral A raça Serpentina é representada por animais longilíneos, de perfil subcôncavo e, normalmente, de grande estatura.
Pelagem Branca ou creme; tem listão preto que, por vezes, se alarga na parte posterior, desde a região sagrada até à cauda, e de modo tão pronunciado, em alguns casos, que dá um aspecto de albarda, chamando-se por isso aos animais albardados; o ventre é preto, assim como a parte interna das orelhas, a face, o focinho e a extremidade dos membros, a partir do joelho e do curvilhão; a pele é grossa e elástica, com pêlo curto e brilhante nas fêmeas, sendo mais espesso e comprido nos machos, sobretudo no dorso.
Cabeça Grande, de tipo longilíneo; fronte larga e ligeiramente convexa, chanfro rectilíneo; orelhas grandes e semipendentes; barba nos dois sexos, mas mais reduzida nas fêmeas; cornos largos e juntos na base, dirigidos para cima e para trás, divergentes nas extremidades e sensivelmente espiralados. 
Pescoço Médio e bem musculado, mais grosso nos machos e com grande desenvolvimento no terço anterior; brincos, frequentemente, em ambos os sexos.
Tronco Bem desenvolvido, sendo amplo e profundo, sobretudo nos machos; a cruz é ligeiramente destacada, com a linha dorso-lombar quase horizontal; a garupa é curta e descaída; abdómen não muito volumoso; cauda curta e erecta, com inserção alta.
Úbere De tamanho médio, em forma de bolsa, com tetos bem diferenciados e de tamanho variado.
Membros Fortes, compridos, com articulações volumosas e secas; unhas de tamanho médio, duras, com boa base de apoio.
Peso vivo adulto Machos - 60 a 75 kg; Fêmeas - 45 a 60 kg.

 


[ Cabra Serpentina ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia